Nesse domingo, dia 27 de março de 2022 acontecerá a primeira marcha nacional da cultura em 6 cidades de todo o brasil, entre elas, a capital Pernambucana, Recife, que realizará o evento na praça do Marco zero a partir das 15 horas. No dia 27 também é comemorado o dia do teatro e do circo, data fundamental para os fazedores de cultura em todo o pais reivindicarem todos os direitos da categoria, direitos estes que a cada dia são retirados devido ao desmonte ocorrido no atual governo federal, desarticulando e excluindo o ministério da cultura, e rebaixando para uma subsecretaria.
Na cidade de Paulista-PE, a organização rumo a marcha nacional da cultura, está sendo realizada pela presidente da UBE-União Brasileira dos Escritores, pedagoga, teatróloga e pesquisadora, Margarett Leite, que vem realizando um trabalho de reestruturação da cena artística da cidade do Paulista, reunindo dezenas de artistas visando criar uma agenda cultural na cidade e estabelecendo diálogos que contribuam para a implementação de politicas públicas efetivas de apoio ao setor cultural que atualmente são completamente inexistentes no município.
Dezenas de artistas de teatro, dança, musica, artesanato, e tantos outros segmentos artístico-culturais da cidade, estão sendo mobilizados e no domingo estarão presentes para engrandecer a marcha, mostrando a força do cenário artístico local, com toda a variedade de segmentos.
Um ônibus e 50 camisas estão sendo disponibilizados pela organização da marcha em Paulista com o apoio do vereador da cidade Camelo do Seguro.
Com o mote: 'A gente da cultura apoia Agente de cultura' a marcha promete ser o inicio de um resgate nacional em favor da arte, dos direitos de todos os artistas e segmentos culturais, para que possam ser priorizadas politicas públicas efetivas de valorização da cultura.
Viva a Arte.
Viva a Marcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário