domingo, 21 de julho de 2019

INSEGURANÇA NO METRÔ DO RECIFE É RESULTADO DA NEGLIGÊNCIA INSTITUCIONAL


O metrô do Recife, que já chegou a ser um modelo de organização e eficiência a alguns anos, vive, atualmente, uma situação de completo abandono institucional, que todos os dias é confirmado pelo relato de muitos dos 400 mil usuários(diários), que precisam se deslocar pelas cidades que cortam a RMR(Região Metropolitana do Recife). Relatos estes, que evidenciam uma série de problemas, onde dentre os principais, destaca-se a INSEGURANÇA NO SISTEMA.
Ano a ano, o problema da segurança no metrô vem se agravando, tendo em vista a deficiência de pessoal e de um plano estratégico de segurança que dê tranquilidade aos usuários.

ENTENDENDO O FATO: 
No ano de 2014, a CBTU(Companhia brasileira de trens urbanos) realizou concurso publico para vários cargos, dentre eles, o cargo de Assistente operacional - ASO segurança Metroferroviária, onde previa-se a contratação de profissionais para compor o quadro da segurança de acordo com a necessidade do sistema. O problema é, que desde então, a CBTU fechou alguns contratos com empresas terceirizadas na área de segurança e não deu andamento as convocações relacionadas aos aprovados em concurso. A partir daí as disputas judicias que a empresa se envolveu, estendem-se até o presente momento, ao ponto da instituição ficar proibida de exercer novos contratos com empresas terceirizadas até contratar todos os aprovados no certame, ou até encerrar o prazo de validade do concurso, que foi suspenso pela justiça para guardar o direito dos concursados.

O superintendente da CBTU-Recife, Leonardo Vilar, em reunião com os concursados, afirmou que está de mãos atadas, e que não tem poder para realizar a contratação porque dependeria de autorização do órgão central da empresa, que justifica afirmando ter extrapolado o limite máximo de pessoal.
Por outro lado, os 97 profissionais aprovados e com todas as etapas do edital concluídas, esperam que seja feita justiça e que nos próximos dias ingressem no sistema através de decisão judicial.

Enquanto isso, proibida de realizar contratos com empresas terceirizadas na área de segurança, a CBTU envolve o sistema num problema complexo que afeta diretamente a vida dos usuários, acarretando diversos tipos de outros problemas, como o comércio informal dentro dos vagões e a sujeira que se transformou num cartão postal do que, antes, usava-se como exemplo para outras capitais.

Will Menezes®

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