domingo, 17 de julho de 2016

FIDELIDADE A LULA; RESUMO DATAFOLHA, por WILL MENEZES


Hoje 16/07 o Instituto datafolha divulgou pesquisa de intenção de votos para presidente da República em 2018. Pesquisa que foi realizada num momento absolutamente conturbado da política brasileira, onde escândalos de corrupção e ameaça de ruptura democrática circulam constantemente no meio político nacional. Na atual conjuntura política que o país se encontra, pesquisas de intenção de voto hoje, não significam resultado considerável do que realmente acontecerá nas eleições presidências de 2018 em termos numéricos absolutos, porém servem para relacionar o momento atual, com uma ideia que o eleitorado tem de cada candidato na disputa.
Vale destacar na pesquisa, que a força que o ex-presidente Lula possui no cenário político parece ter chegado num momento absolutamente importante de percepção do eleitorado. Hoje, com constante ataque midiático, que relaciona a imagem do ex-presidente com termos como: Escândalo, corrupção, quadrilha, prisão... entre outros...  Lula parece ter atingido os mais fiéis eleitores, aqueles que não o abandonariam em nenhum momento, em nenhuma situação, e o mais importante para ele e para o Partido dos trabalhadores, é que esse eleitorado que se mostra firme em todas as circunstancias, o leva para o primeiro lugar na disputa presidencial.
O que causa reflexão na pesquisa é que: E se o momento político fosse menos conturbado, e se a economia estivesse no minimo com sinais de estabilização, e se a inflação estivesse menor, ou seja, se o país estivesse mostrando sinais de normalidade política e econômica? Sem dúvidas, a diferença entre o ex-presidente Lula e os demais candidatos seria ainda maior.
Dos três candidatos que aparecem em melhor colocação na pesquisa, Lula não só aparece em primeiro lugar em quantidade, mas também mostra que os eleitores fieis ele já tem, e isso não mudará, o que aparenta tendencia inevitável de crescimento. Marina Silva, aparece como aquela que poderia ser a salvação da "lavoura", tem boa quantidade de eleitores, porém, eleitores ainda desacreditados em sua maioria, mas com tendencia em "pagar para ver". Já o Senador Aécio Neves, possui um eleitorado específico e curioso; são eleitores que aparentam estabilidade partidária e não pessoal, que apresentam pensamento definido da ação política, o que também mostra estabilidade, porém a níveis absolutamente inferiores, tendo em vista a tendencia de divisão por classe social.
No momento a conclusão que podemos chegar é que a figura do Ex-presidente Lula, tende a manter a esquerda firme e deve surpreender a muitos nas próximas eleições.

Por, Will Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário