O aluno Ewerton Leonardo da Silva, estudante do 2º ano da escola estadual JOSÉ RODRIGUES DE CARVALHO, no bairro da Cohab, Cabo de Santo Agostinho, vem causando grande repercussão nas redes sociais afirmando estar completamente revoltado com o modo em que o Governo do Estado de Pernambuco está agindo em relação ao tratamento dado aos alunos em sua escola.
Ewerton diz que já não aguenta mais e que por isso resolveu falar e manifestar toda a sua revolta junto aos amigos e a população por meio da internet. O aluno conta que além da merenda ser de péssima qualidade e insuficiente para suprir as necessidades de todos os alunos, nos últimos dias estão tendo que sair da escola mais cedo, porque, segundo a diretora da instituição, o governador do estado Paulo Câmara(PSB), afirmou que estava sem verba para fazer os repasses referentes não só a alimentação, como materiais de higiene necessários para a manutenção das aulas no dia a dia.
Além de todos esses absurdos que estão ocorrendo, Ewerton afirmou que se dedicou bastante para passar de ano da 8ª série para o 1º ano, para que pudesse ganhar o seu tablet, anteriormente prometido pelo governo do estado aos alunos da rede estadual de ensino, e foi informado que não recebeu o aparelho no 1º ano mas receberia a partir do 2º ano, coisa que não aconteceu e que não vai mais acontecer segundo o aluno que soube pela diretoria da falta de verbas para o repasse do tablet.
Comovido com a situação, entrei em contato com o aluno nessa tarde que confirmou todos os acontecimentos.
Como se não bastasse o tratamento que o governo do estado de Pernambuco vem dando aos professores desde o início dessa gestão, os maiores prejudicados sempre são os alunos, que além de sofrerem com interrupção das aulas, ainda precisam conviver com o completo descaso promovido pelo governo do estado de Pernambuco referente a itens básicos de permanência escolar.
Parabéns Ewerton, saiba que não está só nessa luta e aqui segue nossa simples contribuição a sua força e garra que representa todos aqueles que não aguentam mais um estado de promessas vazias e de atitudes inaceitáveis.
®Will Menezes
Confira o vídeo do aluno abaixo
Parabéns mesmo Ewerton. O Pacto pela Educação é tão falso quanto o Pacto Pela Vida que em nada conseguiu reduzir a violência alarmante no Estado. Na Educação assistimos o fechamento de turmas e escolas. Em 2009 PE tinha 1.105 escolas e quase 1 milhão de alunos, atualmente temos 1047 escolas e menos de 600 mil alunos. A formação de Escolas de Referência (Ensino Médio) além de fechar 2 turnos exclui o aluno trabalhador, e a transferência (municipalização) das escolas de Ensino Fundamental para as mãos das prefeituras, tem deslocado o aluno muitas vezes para locais muito distantes de suas casas. O que se vê então, é aluno fora da escola, ou sendo obrigado a migrar para uma escola privada. A estrutura física das escolas públicas estaduais é precária e há falta de tudo, de papel ofício até papel higiênico.
ResponderExcluir