UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DA POLÍTICA E DA POLITIZAÇÃO
Como não poderia ser diferente, um blog direcionado a assuntos referentes a política deve demonstrar um posicionamento a respeito do seu papel na sociedade, então, vamos lá!
Inicio esta matéria enfatizando o quão admiro a política no sentido original da palavra, ou seja, a política em si, refere-se a arte da organização, administração e direção de estados e nações, ou seja, na Grécia antiga a política (politeía) significava o ato de organização e execução de assuntos relacionados a pólis, ou, cidade-estado.
Levando em consideração que nosso blog trata de assuntos relacionados a organização atual da política do nosso país, eu, Will Menezes, vou direcionar os pensamentos para a situação existente hoje em nosso Brasil.
A política praticada hoje em nosso país, através da democracia, visa estabelecer um relacionamento de integralização social que proporciona ao cidadão uma maior participação no processo de construção de uma política cada dia mais efetiva para a sociedade, ou seja, quanto maior a participação da sociedade nessa construção, maior será a relação entre a organização política institucional e a sociedade civil, portanto, vale ressaltar, que devido a um período de estagnação da política libertária em nosso país, vivenciamos hoje o fenômeno da despolitização das classes menos favorecidas na sociedade.
A politização, ato ou efeito de politizar, é indispensável para a construção de uma sociedade que demonstre interesse em seus próprios avanços e estabeleça uma relação adequada, no que se refere a salvaguarda dos seus deveres e direitos perante a constituição.
Para compreender a política é necessário passar por um processo de politização para nos tornarmos cidadãos politizados e assim, estabelecermos uma relação direta e fundamental que nos possibilitem defender e compreender os nossos próprios direitos e deveres dentro da sociedade.
É preciso reconhecer o real propósito da política e separá-la de todo ou qualquer ato isolado, por mais coletivo que seja, que desabone a sua real função dentro do estado, e para isso, se não dermos um passo, governo e sociedade civil, rumo a politização, nos tornaremos novamente reféns da estagnação, comprometendo a cada dia a tão querida democracia.
Vamos tratar a política como ela merece ser tratada, afinal de contas, política e político são coisas muito diferentes rs...
PAZ
Will Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário