segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ATUAL MOMENTO NA CAMPANHA DOS PRESIDENCIÁVEIS

FIZEMOS UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS DOS PRINCIPAIS CANDIDATOS AO POSTO DE "CHEFE DA NAÇÃO"; MOMENTO ATUAL E PROBABILIDADES. CONFIRAM!

Levando em consideração o acidente aéreo ocorrido no dia 13/08, que vitimou o até então presidenciável Eduardo Campos, a corrida presidencial tomou um rumo completamente novo, envolvida por um momento de comoção que levou o eleitor mais distanciado da campanha a assumir um papel determinante no que se refere a sua postura em relação as eleições deste ano.

Da mesma forma que o trágico desaparecimento de Eduardo Campos causou forte comoção na maioria dos brasileiros, o momento proporcionou também aos eleitores que procuravam por uma nova forma de se fazer política, a possibilidade de Marina Silva, até o ocorrido, candidata a vice presidência pelo PSB, assumir o papel de candidata oficial a presidência da república, o que de fato acabou acontecendo.

Um dia após o acidente, o instituto de pesquisas Datafolha foi as ruas para medir como estava o ânimo dos eleitores, e já colocou Marina Silva como possível candidata no lugar de Campos nas eleições, e com a divulgação da pesquisa foram confirmadas as expectativas de crescimento de Marina, que passou a assumir a segunda colocação na disputa com 21% das intenções de voto ultrapassando o "tucano" Aécio Neves, que permaneceu com 20%, o mesmo número da pesquisa anterior. A candidata a reeleição Dima Rousseff também permaneceu com os mesmos 36%.

A atual candidata Marina Silva - PSB, apresenta um bom percentual de crescimento nas intenções de voto, podendo chegar a aproximadamente 29% no primeiro turno levando em consideração alguns fatores determinantes, segundo Datafolha, porém, nem tudo é positivo no atual momento da campanha de Marina, que já não consegue demonstrar ao eleitor um posicionamento revolucionário em suas propostas, em comparação as eleições de 2010, e o fator determinante para isso está sendo as alianças que a candidata está fazendo e terá que fazer com os políticos conhecidos como "velhas raposas" da política nacional, Marina, inclusive, pode até perder alguns pontos por conta da decepção que causará a alguns eleitores mais conectados com o dia a dia das campanhas.

Outro fator fundamental para a continuidade das campanhas é a propaganda eleitoral na TV, considerada pelos analistas como o ponto forte por oferecer a possibilidade aos candidatos de demonstrarem as suas propostas a um grande número de pessoas, por conta disso, os partidos se esforçaram para conseguir uma boa base de apoio partidário, o que promoveria mais tempo de campanha tanto no Rádio como na TV. Vale ressaltar que é muito importante a quantidade de tempo que são disponibilizados aos candidatos, porém, muito mais importante do que isso é, como os presidenciáveis estão aproveitando esse tempo.

A candidata do PT Dilma Rousseff que tinha grande possibilidade de vencer as eleições ainda no primeiro turno, antes do acidente com Campos, vê essa possibilidade muito menor no atual momento da corrida presidencial e aposta as suas fichas exatamente nos programas de rádio e principalmente de televisão, onde está tendo a possibilidade de mostrar as obras realizadas em sua gestão como presidente, alem de ter ao seu lado o ex-presidente Lula, considerado por analistas o maior cabo eleitoral do país.

Aécio Neves, aposta do PSDB para a presidência, é, dentre os três, o que está tendo maior dificuldade em sua candidatura no momento, o "tucano" ainda permanece estável desde a ultima pesquisa, porém, números internos já mostram uma queda em relação aos apresentados até aqui devido ao inevitável avanço de Marina, que deve retirar na próxima pesquisa alguns pontos importantes do presidenciável, além disso, o PSDB está preocupado com sua campanha na TV que ainda não cativou os eleitores.

O fato é que hoje o país está vivenciando um grande desejo de mudança que, curiosamente, pode não estar relacionado diretamente com comando, e sim, com modificações de posicionamento referentes a determinados assuntos que envolvem os propósitos da população.

Faltam aproximadamente 40 dias para as eleições, e a partir desse momento é importante que o eleitor fique mais atento aos fatos que porventura, acontecerão até lá, para que enfim possam dar mais um passo rumo a construção de um Brasil ainda melhor.

Will Menezes ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário